Vôo Visual na Academia
Localização
A Academia da Força Aérea, fica na cidade de Pirassununga, SP.
Sua localização é estratégica, próxima a aeródromos importantes e movimentados, como: 105NM ao Norte de Congonhas, 100NM de Bauru, 61NM de Viracopos e 56NM ao Sul de Ribeirão Preto, permitindo vôos rápidos em área controlada.
Referências Visuais
Apresentamos a seguir um mosaico de fotos aéreas para o piloto se familiarizar com a região.
Veja, marcadas em amarelo, as cidades de Porto Ferreira, Pirassununga e Leme, situadas ao longo da Rodovia Anhanguera (que liga São Paulo a Ribeirão Preto).
Outra referência importante é o Rio Mogi-Guaçu, bem visível, situado aproximadamente a 2NM a Leste da Academia.
Estas são as principais referências a serem utilizadas nos vôos visuais.
A Academia está a aproximadamente 5NM a Leste da cidade de Pirassununga, entre a Rodovia Anhanguera e o Rio Mogi-Guaçu, em área plana e com boa visibilidade.
Circuitos de Tráfego Visual
Como a Academia possui três pistas, o Circuito de Tráfego Visual não é padrão. Veja a carta VAC da Academia, disponível na área de Download .
Apresentamos a seguir os Circuitos de Tráfego Visual, mostrando as principais referências utilizadas.
Existem quatro entradas para os circuitos de tráfego: a Júpiter,a Noroeste e a Sudoeste, para as pistas 02L/20R e 02C/20C e a Saturno, utilizada principalmente para a pista 02R/20L (auxiliar), mas que também pode utilizada para a 02C/20C.
Veja os circuitos de tráfego sobre um mosaico de fotos aéreas ampliadas.
Entradas no Circuito
Júpiter: é a principal entrada para o circuito de tráfego na Academia.
Ela se inicia a 1.500 pés de altura, voando rumo 110 para a metade Norte (local do VOR e NDB) das pistas da Academia, até o Portão.
O Portão, que fica a aproximadamente 1,5NM da Rodovia e a 4,5NM da Academia, é uma construção característica que marca a entrada do Campus Universitário e está situado num fundo de vale que divide o extremo Norte da cidade e um loteamento isolado de forma triangular.
Após o Portão, inicie rumo 060 para pistas 20 ou 155 para pistas 02, descendo para 1.000 pés. Após o través da cabeceira da pista inicie a descida e gire Perna-Base em curva suave e aberta, ingressando na final.
Para as pistas 20, mantenha rumo 060 até passar a Cachoeira da Emas (referência bem visível com pequena barragem no Rio Mogi-Guaçu) e então gire Base.
NW: é feita a 1.500 pés de altura, voando no rumo 155 para um ponto ½ NM ao Norte da Cachoeira das Emas. Desça para 1.000 pés
Para as pistas 20R e 20C faça curva à esquerda (proa 110) neste ponto iniciando a Perna-Base.
Entrando pela NW para pouso na pista 02L ou 02C, curve à direita, rumo 200 ingressando na Perna do Vento e desça para 1.000 pés. Após o través da cabeceira mantenha a proa por mais 1 ½ minutos e gire suavemente para Perna-Base e Final.
SW: é feita a 1.500 pés de altura, voando no rumo 060 para um ponto ½ NM ao Sul da cabeceira 02R (pista auxiliar).
Pode ser utilizada tanto para as pistas 02L e 02C como para as pistas 20R e 20C.
Assim, por exemplo, entrando pela SW para a pista 02L ou C, curve à direita, rumo 110, desça para 1.000 pés, ingressando na Perna-Base e depois esquerda rumo 020 para Final.
Entrando pela SW para pouso na pista 20R ou C, curve à esquerda, rumo 020, ingressando na Perna do Vento e desça para 1.000 pés. Após o través da cabeceira gire suavemente para Perna-Base e Final.
Saturno: é feita a 1.000 pés de altura, voando no rumo 290 para o centro da pista auxiliar.
A aproximadamente 1NM da pista, inicie a curva (à direita para pista 20L ou à esquerda para pista 02R) para ingressar na Perna do Vento. Embora esta entrada possa ser utilizada também para pouso nas pistas 02C/20C, só deve ser usada para aeronaves lentas e com grande manobrabilidade, em razão dos pequenos raios de curva previstos e das retas finais bastante curtas.